04 jan

The Rolling Stones lançam "Blue & Lonesome"

Banda volta às origens 55 anos depois


E os Stones cometeram aquele disco prometido e desejado há anos. "Blue & Lonesome" lembra com perfeição quais são as raízes da banda. Um discaço com produção seca, crua, direta, pesada, lembrando muito o clássico "Tattoo You", de 1981. Os carinhas vão ao cerne, ao tutano, ao ponto de tesão que interessa. Começaram como uma banda "bluesy" e, 55 anos depois, bebem da mesma fonte. Tá tudo ali, do Mississippi a Chicago.

Puerra!, era a bola quicando faz tempo na área, e a turma não queria chutá-la, sabe Deus por quais razões. Quem ouviu o clássico ao vivo de 1970, o "Get Yer Ya-Ya's Out!", que cobre a tour norte-americana de 1969 (aquela que profissionalizou o grupo na estrada), sabe que está tudo lá: o som rascante, autêntico e espontâneo do blues e do R&B, naquilo que fazem (de)melhor.

E tem mais: ao contrário do que muita gente imaginava/imaginaria, quem dá as cartas nessa bolacha não é o Mestre Keith Richards, mas Sir Mick Jagger. O homem tá só o veneno da cobra, cantando com malemolência, malevolência, dor, entrega e danação. Pra quem já tinha no currículo aquela que é provavelmente a maior interpretação vocal da história do rock - "Love in Vain", do mítico bluesman Robert Johnson, em especial a do ao vivo acima mencionado -, aqui vem a comprovação definitiva de seu talento blueseiro.

E a gaita, a maldita gaita? Jagger sempre mostrou suas garras nesse instrumento, mas ele andava meio esquecido por suas mãos e boca. E aqui ressurge em toda a sua glória, mostrando de novo e de novo que o homem não é só o maior vocalista da história do rock (e um de seus maiores letristas), mas um puta gaitista fodido de bom.

Enfim... Comprem/baixem logo essa porra. Um petardo sem frescuras no apogeu do mimimi intercontinental.

Pra fechar, um segredinho: morreremos todos antes dos Stones envelhecerem e perderem o gás.
Por Caio Dias
Compartilhar

ITENS RELACIONADOS
Milk And Honey
Milk And Honey
John Lennon
R$ 30,00
Free
Free
Concrete Blonde
R$ 38,00